SÃO JOÃO DEL REI (MG) / OURO PRETO (MG)
A nossa chegada, no dia anterior, a São João dei Rei (MG) acabou derivando na ida para Tiradentes (MG), pelo que definimos a visita à zona histórica de São João del Rei na manhã da partida rumo a Ouro Preto (MG).
Presunçosamente, ou não, depois de ver Paraty (RJ) e Petrópolis (RJ), as expectativas sobre cidades históricas ficam niveladas por cima. Por tal facto São João del Rei não foi enquadrado no mesmo patamar. Consideramos, contudo, a real hipótese de que o parco tempo disponibilizado para a cidade possa induzir em erro tal analogia.
Marcante foi, sem dúvida, a conversa que o Pedro teve com um idoso, morador da zona histórica, amigo e vizinho do malogrado Presidente da República do Brasil Tancredo Neves.
Filho ilustre de São João del Rei, Tancredo Neves, mau grado a sua morte na véspera da tomada de posse, no início de 1985, teria sido o primeiro presidente após o período da ditadura militar. A ele sucedeu-lhe José Sarney.
Mas o vizinho e amigo de Tancredo tem, segundo ele, uma visão trágica para a morte daquele: assassinato.
Posteriormente, saindo de São João del Rei, o caminho foi trilhado até Ouro Preto (MG), uma das mais importantes cidades da era colonial.
Que delícia!
Tudo limpo e magnificamente preservado!
Atendendo à dimensão física de Ouro Preto, compreende-se, facilmente, ter sido aquela uma das mais prósperas regiões ao tempo do garimpo.