CONTADOR

domingo, 28 de setembro de 2008

QUA, 24/SEG, 29 SET 2008

BELÉM (PA)
Contrariamente ao previsto, mantive-me em Belém por muito mais dias para tentar concluir o processo de arranjo das maletas e estrutura de uma delas. Na véspera do dia em que tencionava partir (quinta-feira), notei o comportamento do motor da BMW ligeiramente diferente, pelo que caso saísse na quinta-feira de Belém, o faria depois do almoço. Só que decidi reter-me na cidade. O funcionamento do motor estava pior. Quando a moto parada, transmitia vibrações para o guiador, como eu nunca tinha visto. Em andamento, ouvia uns barulhos, como que existindo pequenas peças soltas chocalhando no interior do motor.
Fiquei totalmente desolado e extremamente desapontado. A chegada a Belém tinha sido relativamente conturbada com a cratera em que passei e me quebrou algum equipamento e má sina parecia querer manter-me em Belém. Que mais me irá acontecer? Esta era a questão que eu colocava a mim mesmo. Em conversa de voz pelo MSN com Edgard Cotait de São Paulo, ele também um experiente viajante de motos deste belíssimo país, apercebendo-se do meu desapontamento face a tudo o que nos últimos dias acontecia tentou ajudar e, sobretudo, do ponto de vista psicológico procurou e conseguiu voltar a animar-me.

Começando por agradecer ao Reginaldo, professor universitário que casualmente conheci na rua, que me levou à sua oficina de mecânica, a Jordan, dou continuidade a esse agradecimento através de Daniel e de José Maria, os mecânicos que deram corpo à complicada tarefa de reestruturar os apoios das malas e que, nomeadamente o José Maria, porquanto ter sido a pessoa que esteve mais em contacto comigo no âmbito desse trabalho, aprimorou toda a estética, bem como reforçou a estrutura que se havia quebrado. De salientar que recusaram, de todo, apresentar-me um custo para o serviço. Fico-lhes grato.
Também devendo agradecimentos, fico extremamente grato aos sócios da Moto Jet, Maurício e Calado, que impecavelmente verificaram o estado do motor. Maurício, muito conhecido na cidade de Belém, demonstrou uma competência extrema com a BMW, marca infelizmente pouco utilizada no Pará, e também no Brasil, porque os preços das motos e equipamentos são apenas… o dobro do que na Europa.





Os registos de imagem da cidade de Belém passaram por uma visita ao conhecido mercado “A-Ver-o-Peso”

e pela azáfama que acontece num pequeno porto das redondezas.


Até porque posteriormente tinha de me deslocar para a Moto Jet, onde cheguei já com atraso relativamente ao previsto.